Blog

Como se preparar para uma cirurgia de mama

Decidir realizar uma cirurgia plástica nas mamas geralmente envolve muita expectativa e um tanto de ansiedade e estresse. Depois de pedir indicações a amigas e familiares, pesquisar e consultar diferentes cirurgiões e certificar-se de que o médico escolhido é especialista e experiente, é o momento de começar a organizar-se para a cirurgia. Mas como se preparar para uma cirurgia de mama? Isso é feito no pré-operatório. Independentemente do tipo de cirurgia realizada (mamoplastia de aumento, redutora ou mastopexia), o processo e os passos a seguir são, basicamente, os mesmos.

Saber como se preparar para uma cirurgia de mama evita complicações

O cirurgião plástico precisa avaliar a saúde da paciente antes de qualquer coisa, então, solicita exames laboratoriais e de imagem para análise. Uma ultrassonografia de mama antes da cirurgia é realizada para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário. Caso você faça uso de medicamentos, é possível que eles tenham de ser suspendidos (como o anticoncepcional hormonal) ou ajustados. A paciente deve evitar o uso de anti-inflamatórios e alguns medicamentos naturais (ginkgo biloba p. ex.), pois eles podem aumentar o sangramento o. É preciso deixar de fumar, pelo menos, 30 dias antes do procedimento.

Algo que a paciente também precisa fazer antes da realização da cirurgia é solicitar que alguém a acompanhe, pelo menos, durante a primeira noite.

O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito da sinceridade por parte da mulher durante as consultas pré-operatórias da cirurgia de mama. Faça perguntas e tire todas as dúvidas, mas seja honesta ao responder sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

É preciso estar preparada para discutir as razões para fazer a cirurgia, as expectativas, os resultados possíveis, fornecer informações corretas a respeito de condições médicas, alergias medicamentosas e tratamentos, uso de vitaminas, álcool e drogas e realização de cirurgias prévias. Além disso, o cirurgião também precisa saber sobre o histórico familiar de câncer de mama e resultados de mamografias ou biópsias anteriores. Tudo isso para poder avaliar o estado geral de saúde e verificar se existem fatores de risco.

Ainda durante o pré-operatório, o cirurgião plástico examina as mamas, tira medidas detalhadas do tamanho e da forma e verifica a qualidade da pele e a posição dos mamilos, além de fotografá-las para o prontuário médico.

As opções de tratamento são apresentadas e discutidas, e o especialista recomenda o que considerar o mais adequado para cada caso, esclarecendo quais são os riscos e potenciais complicações (certifique-se de entendê-los plenamente) e o tipo de anestesia (e de implante, se for o caso) a ser utilizada.

O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e a paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária e que contenha equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.

Agora que você já sabe como se preparar para uma cirurgia de mama, tenha também em mente que um bom relacionamento com o cirurgião é fundamental para se sentir à vontade e confiante para realizar o procedimento.

Compartilhar

Posts relacionados

Como deve ser a preparação para a toxina botulínica? >

Como se preparar para uma cirurgia de mama >

Dicas para cuidar da pele no verão >

8 cuidados para reduzir os riscos da cirurgia plástica >

Por que aplicar toxina botulínica com cirurgião plástico? >

Vídeo Relacionado

Dr. Vilberto Vieira participa do programa Falando da TVCOM (RBS)

Assistir

PRÉ-AGENDAR CONSULTA




Please leave this field empty.