Artigo

Cirurgias plásticas mais realizadas por jovens

Cirurgias plásticas mais realizadas por jovens

No Brasil, um número cada vez maior de adolescentes tem recorrido a intervenções estéticas. As cirurgias plásticas mais realizadas pelas meninas são a lipoaspiração, em primeiro lugar, e o implante de silicone nas mamas. Nos meninos, os procedimentos mais procurados são a redução das mamas e a correção da orelha em abano. Essas informações são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Cerca de 66% dessas intervenções têm finalidade de melhorar a aparência.

De acordo com a SBCP, de 2009 a 2014, esse tipo de procedimento aumentou em 56,6% entre jovens de 13 a 18 anos. Isso significa que a faixa etária respondeu por 5,7% das cerca de 6,2 milhões de cirurgias plásticas feitas no período. A seguir, veremos as intervenções que mais contribuíram para esse crescimento.

Conheça as cirurgias plásticas mais realizadas pelos adolescentes

Lipoaspiração

Só pode ser feita após os 16 anos. A lipoaspiração remodela áreas específicas, removendo o excesso de gordura localizada e melhorando o contorno e a proporção corporal. Em muitos casos, requer a consulta a um psicólogo ou psiquiatra para avaliar se o jovem não está sofrendo de desvios de autoimagem.

Mamoplastia de aumento (cirurgia de aumento da mama)

A idade para fazer o procedimento varia conforme o caso. A cirurgia utiliza implantes de silicone para dar volume aos seios. Em alguns casos, é necessário consultar um mastologista para avaliar se a paciente ainda desenvolverá as glândulas mamárias.

Ginecomastia (redução de mama)

A idade para fazer o procedimento varia conforme o caso. Para os homens, trata-se da correção cirúrgica das glândulas mamárias muito desenvolvidas.

Otoplastia (cirurgia da orelha)

As orelhas param de crescer entre os cinco e seis anos. Portanto, a cirurgia pode ser feita a partir dessa faixa etária. Ela melhora a forma, a posição e a proporção das orelhas salientes por defeito estrutural (orelhas em abano) ou deformadas.

Rinoplastia (cirurgia do nariz)

É aconselhado fazer o procedimento após os 16 anos. A cirurgia melhora a aparência e a proporção do nariz em relação ao rosto. Também pode corrigir alguma dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz, como o desvio de septo. Caso o jovem estiver usando aparelho ortodôntico, recomenda-se realizar a cirurgia após a conclusão do tratamento.

As cirurgias plásticas em menores de idade só podem ser realizadas com autorização dos pais ou responsáveis. Antes de qualquer decisão, o jovem e sua família devem consultar o cirurgião plástico. Juntos, poderão avaliar as expectativas e os possíveis resultados da cirurgia.

Nesses casos, também é preciso considerar a maturidade corporal e psicológica do adolescente.

Para garantir a qualidade e a segurança do procedimento, busque um profissional com título de especialista em cirurgia plástica e procure esclarecer as dúvidas sobre as cirurgias plásticas mais realizadas por jovens com ele.