Artigo

Tratamento para envelhecimento do rosto: conheça as opções

Tratamento para envelhecimento do rosto: conheça as opções

O envelhecimento do corpo é inevitável e irreversível, e seus efeitos na aparência incomodam muitas pessoas. Não é possível impedir esse processo, mas a medicina dispõe de alternativas para amenizar os sinais externos (rugas, flacidez, bolsas de gordura, falta de elasticidade, etc).

A seguir, algumas opções de tratamento para envelhecimento do rosto.

7 tipos de tratamento para envelhecimento do rosto e do pescoço

Preenchimento cutâneo

Tem múltipla ação: hidrata a pele, dá volume, melhora os contornos e suaviza rugas e sulcos faciais. Os resultados não são permanentes, mas o procedimento pode ser repetido. Dentre os diversos materiais preenchedores disponíveis, o ácido hialurônico é o mais utilizado, por oferecer baixo risco de complicações e ser uma substância natural do organismo.

Aplicação de toxina botulínica

Esse tratamento para envelhecimento do rosto atua reduzindo ou eliminando rugas de expressão, principalmente na testa e ao redor dos olhos, e pode ser usado para elevar as sobrancelhas. Não tem efeito permanente, mas nada impede que seja repetido. O procedimento é seguro e pode ser combinado a outras técnicas de rejuvenescimento, quando necessário.

Cirurgia de pálpebra

A blefaroplastia remove o excesso de pele e de gordura das pálpebras superiores e/ou inferiores, eliminando o aspecto de inchaço, a flacidez, as dobras e atenuando a expressão cansada. O procedimento, quando realizado em pessoas mais velhas, pode ter um segundo benefício, além de rejuvenescer a aparência: o de melhorar a função visual, prejudicada pelas pálpebras caídas.

Lifting de sobrancelha

Consiste na elevação e reposicionamento dos supercílios, e pode ser realizado de diversas maneiras.

Elevação da cauda das sobrancelhas

Chamada de cirurgia de Castañares, é uma das inúmeras técnicas utilizadas para levantar os supercílios. Destaca-se por proporcionar efeitos satisfatórios e duradouros. Pode ser associada a outros procedimentos para amenizar o envelhecimento facial.

A cirurgia corrige a ptose (queda das sobrancelhas), que ocorre quando a parte mais externa dos supercílios cede à ação da gravidade, provocando o acúmulo de pele sobre as pálpebras superiores e, às vezes, cobrindo os cílios.

Lifting facial

A ritidoplastia, como uma opção de tratamento para envelhecimento do rosto, serve para atenuar sinais visíveis do envelhecimento na face e no pescoço, como flacidez, vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores e os que se estendem do nariz até os cantos da boca, “papada” e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.

Lifting de testa

O lifting frontal reposiciona sobrancelhas baixas ou flácidas, minimiza os vincos na testa e ao redor dos olhos, e atenua as rugas verticais localizadas entre os supercílios.

Para saber qual tratamento para envelhecimento do rosto é o mais adequado em seu caso, especificamente, é primordial consultar um cirurgião plástico certificado e fazer uma avaliação.