Blog

Lipoaspiração emagrece?

A ideia de que a lipoaspiração emagrece é bastante comum entre a população. No entanto, caso essa seja a principal motivação da paciente ao realizar o procedimento, ela será frustrada: em primeiro lugar, um dos pré-requisitos para a cirurgia é estar dentro do peso ideal (geralmente, calculado através do Índice de Massa Corporal, o IMC).

A recomendação existe porque o objetivo da lipoaspiração é, na verdade, definir e delinear a silhueta. Idealmente, ela é a etapa final de um processo de emagrecimento (realizado através de reeducação alimentar e exercícios físicos ou, em casos mais graves, de cirurgia) que envolve uma série de profissionais.

Muitas vezes, por questões fisiológicas e até genéticas, algumas camadas de tecido adiposo “teimam” em permanecer, mesmo depois de muita dedicação à dieta e à prática de exercícios físicos. Essa gordura se localiza em áreas específicas e características: abdômen, culote, cintura, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas, pescoço, braços, costas e glúteos. É nesse momento que entra a lipoaspiração, com a finalidade de retirar a gordura localizada e pequenos excessos.

Ideia de que a lipoaspiração emagrece é um mito

A perda de peso, propriamente dita, é muito pouco significativa depois da lipoaspiração. O que se percebe, realmente, é a diminuição das medidas.

A lipoaspiração, portanto, serve para definição do contorno corporal e da silhueta, retirando pequenos excessos de gordura localizada que não desapareceram após a perda de peso.

Existe um limite de tecido adiposo que se pode aspirar, porque, durante a cirurgia, a paciente não perde somente células de gordura, perde sangue, responsável por transportar oxigênio para o resto do corpo. Por isso, é preciso seguir as recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) quanto a esse aspecto (limite de 5% a 7% do peso corporal em litros de gordura aspirados).

Não respeitar os limites de volume de gordura aspirada pode trazer sérias consequências para a saúde. Por isso, procure um cirurgião plástico habilitado e experiente, e desconfie de promessas de resultados milagrosos, como “lipoaspiração emagrece”. Embora a legislação brasileira permita que qualquer médico realize esse tipo de procedimento cirúrgico, não importando sua especialidade, o cirurgião plástico é o único que possui formação direcionada.

A cirurgia, apesar de retirar grande quantidade de células de gordura do organismo, não altera o metabolismo da pessoa (e, portanto, sua capacidade de engordar ou emagrecer). Por isso, a paciente deve esforçar-se para manter o peso, porque o ganho de massa corporal compromete o resultado conquistado. Uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares são fundamentais para que os efeitos da lipoaspiração se mantenham.

Compartilhar

Posts relacionados

Você sabe o que é contratura capsular? >

Cuidados no preenchimento com ácido hialurônico >

Como deve ser a preparação para a otoplastia >

Lipoaspiração emagrece? >

Blefaroplastia é a cirurgia que corrige pálpebras caídas >

Vídeo Relacionado

Dr. Vilberto Vieira participa do programa Falando da TVCOM (RBS)

Assistir

PRÉ-AGENDAR CONSULTA




Please leave this field empty.