Blog

Por que aplicar toxina botulínica com cirurgião plástico?

Por ser um procedimento minimamente invasivo indicado para vários tipos de condições clínicas, não é possível classificar a aplicação de toxina botulínica em uma determinada área de atuação, médica ou não. Atualmente, existe uma variedade de profissionais que oferecem o serviço de aplicação da substância, porque a legislação brasileira permite que qualquer médico realize qualquer procedimento, desde que tenha conhecimento técnico. Mas, então, por que aplicar toxina botulínica com cirurgião plástico?

Preze pela segurança: razões por que aplicar toxina botulínica com cirurgião plástico

Enquanto essa lei estiver em vigor, médicos de outras especialidades continuam realizando procedimentos para os quais, muitas vezes, não foram preparados. Isso aumenta a possibilidade de complicações e arrisca a saúde dos pacientes. A falta de experiência do médico pode transformar o que era um incômodo na aparência em um transtorno muito maior.

Um médico especialista em cirurgia plástica, além de ser graduado em Medicina, concluiu dois anos de residência em cirurgia geral e três anos de residência em cirurgia plástica, totalizando 11 anos e milhares de horas de treinamento. Além disso, para receber o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), precisa ser aprovado no rigoroso exame realizado pela SBCP e Associação Médica Brasileira (AMB), comprovando conhecimento e habilidade.

A segurança é o principal motivo por que aplicar toxina botulínica com cirurgião plástico. Para saber se o médico está apto a realizar o procedimento, a paciente pode questioná-lo diretamente ou, então, acessar o site da SBCP para checar a lista de cirurgiões associados. A busca pelo registro do médico pode ser feita também na página do Conselho Federal de Medicina (CFM) na internet.

Além disso, profissionais que se apresentam como especialistas em medicina estética infringem o Código de Ética Médica, já que esta não é uma especialidade reconhecida pelo CFM (ao contrário da cirurgia plástica).

Existe um motivo para isso. O médico esteticista não só não é cirurgião plástico como possui pouco conhecimento e capacitação na área (não é considerado um especialista). Os profissionais especialistas pela SBCP estão aptos a fazer todo tipo de cirurgia plástica e procedimento não invasivo com segurança, pois trabalham regidos por um código de ética e realizam as cirurgias somente em instalações credenciadas pela Vigilância Sanitária, com equipamentos adequados e equipe treinada para qualquer intercorrência.

É verdade que a satisfação com os resultados de um procedimento ou cirurgia plástica não depende somente da experiência do profissional. Mas não é difícil entender por que aplicar toxina botulínica com cirurgião plástico: seu conhecimento é determinante para obter os melhores resultados e, principalmente, assegurar o cuidado com a saúde da paciente, prevenindo riscos e transtornos desnecessários.

Compartilhar

Posts relacionados

Você sabe o que é contratura capsular? >

Cuidados no preenchimento com ácido hialurônico >

Como deve ser a preparação para a otoplastia >

Lipoaspiração emagrece? >

Blefaroplastia é a cirurgia que corrige pálpebras caídas >

Vídeo Relacionado

Dr. Vilberto Vieira participa do programa Falando da TVCOM (RBS)

Assistir

PRÉ-AGENDAR CONSULTA




Please leave this field empty.